(11)

(11)

Fisioterapia Traumato Ortopédica

A fisioterapia traumato ortopédica é indicada para dores localizadas, tendinites, bursites, hérnias de disco, lombalgias, fraturas, cirurgias, traumas ligamentares, entre tantas outras possibilidades. É importante que o tratamento seja executado corretamente, pois dessa maneira o indivíduo terá o melhor resultado possível, além disso, escolher um fisioterapeuta competente é essencial.

Fisioterapia traumato ortopédica: Conheça mais sobre essa especialidade

Com o passar dos anos, pacientes de diferentes idades podem se queixar de dores musculares ou nas estruturas dos ossos, que podem ser agudas ou crônicas, e muitas vezes o tratamento medicamentoso isolado pode não ser o mais adequado ou suficiente para tratar essas condições. E é aí que entra a especialidade da fisioterapia traumato ortopédica.

A fisioterapia traumato é uma das especializações do ramo da Fisioterapia com foco na reabilitação. Hoje é uma das áreas com maior crescimento no país sendo, desta maneira, uma das mais procuradas pelos profissionais que desejam se especializar no ramo.

Os profissionais dessa área atuam diretamente na prevenção, investigação e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos, podendo tratar pacientes antes ou após terem feito cirurgias Traumato-Ortopédicas. Além disso, os profissionais atuam com pacientes com fraturas, entorses, amputações, lesões neurais e miotendíneas.

Na prática, o especialista formado em Traumato-Ortopedia conta com recursos da Fisioterapia Manual, Educação Fisioterapêutica e Agentes Eletrofísicos Fisioterapêuticos para ajudar seus pacientes, além de utilizarem também alguns Exercícios Fisioterapêuticos.

Objetivos da fisioterapia traumato ortopédica

Como dito anteriormente, a fisioterapia Traumato-Ortopédica é importante para a prevenção e o tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas, podendo também atuar em casos de trauma, onde o paciente sofreu algum procedimento cirúrgico.

Sendo assim, entre os objetivos dessa especialidade estão:

  • Prevenção: Por meio das avaliações detalhadas de cada paciente, os médicos conseguem avaliar e prevenir desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no cotidiano, o que podem acabar gerando futuras lesões e traumas;
  • Reabilitação: O objetivo da fisioterapia traumato é devolver ao paciente o seu ritmo de vida anterior, sem prejudicar a sua capacidade de realizar as suas atividades cotidianas. Portanto, pacientes que sofrem com alguma lesão, pode ter seus movimentos recuperados com a reabilitação;
  • Reabilitação pós-operatório: No pós-operatório de cirurgias ortopédicas, a fisioterapia possui um papel muito importante, uma vez que os médicos acompanham o passo a passo dessa evolução. As principais funções da reabilitação pós-operatório são: auxiliar na cicatrização do local lesado, manter a movimentação e evitar os efeitos deletérios da imobilização, como a fraqueza muscular e a hipotrofia.

Benefícios da fisioterapia traumato ortopédica

Agora que todos nós já sabemos como essa especialidade da fisioterapia atua, é importante também conhecermos todas as vantagens que esse tipo de tratamento é capaz de fornecer.

Confira:

  • Alivia as dores: A fisioterapia ajuda a aliviar dores decorrentes de várias condições como artrite, tendinite, laceração muscular, entorses e muito mais;, podendo aliviar dores cotidianas relacionadas às más posturas;
  • Reduz a rigidez pós fraturas: As fraturas podem ter como consequência a restrição no movimento articular após a remoção de gesso ou depois de alguma cirurgia. A fisioterapia terá como papel melhorar a amplitude dos movimentos da articulação, sendo útil para fortalecer os músculos para a reabilitação total do paciente;
  • Evita a cirurgia: Algumas condições permitem que as cirurgias sejam evitadas, podendo ser tratadas utilizando algo menos invasivo, como é o caso da Fisioterapia Ortopédica;
  • Diminui riscos de quedas ou outros incidentes: O fisioterapeuta também vai ensinar exercícios e movimentos que melhoram o fortalecimento dos músculos e aumenta a capacidade de equilíbrio do paciente, evitando quedas ou incidentes.

É importante enfatizarmos que esse tipo de tratamento é indicado para pacientes que possuem dores musculares tardia, osteoporose e também para pessoas que precisam melhorar o seu condicionamento físico ou sua mobilidade.

Outro ponto que devemos ressaltar é que antes de procurar por uma empresa, é importante saber que esse tratamento deve ser feito com a ajuda de profissionais altamente capacitados e formados na área. Para isso, você pode contar com a ajuda da Clínica Dokoisho, uma clínica especializada em oferecer total qualidade para seus clientes em todas as necessidades e interesses com o corpo.

Encontre fisioterapia traumato ortopédica

Se você busca uma clínica especializada em melhorar o bem estar, saiba que a Clínica Dokoisho é referência nesse segmento. Os principais serviços são: aula de pilates, shiatsu, nutrição esportiva, medicina esportiva, acupunturas, massagens, terapias manuais, entre outros.

O objetivo da empresa é atender todos os seus pacientes com muita atenção, clareza, dedicação e eficiência, para que isso ocorra os profissionais são altamente capacitados e experientes, além disso, os aparelhos e equipamentos são de última geração, a fim de proporcionar o melhor resultado.

A Clínica Dokoisho possui uma forma de trabalho conhecida por sua qualidade e competência, devido a isso, entre em contato para obter mais informações e garanta o melhor do segmento de saúde e bem estar.

.